quinta-feira, dezembro 28, 2006

Em Revisão... Alguns dos Álbuns de 2006 que Giram, Giram, Giram...

O efeito surpresa deste ano ficou a cargo de Bitter Tea, o álbum dos irmãos de New York que compõem a banda The Fiery Furnaces.






10,000 Days, um álbum de uma estética impar e multimédia pela mão dos Tool em registos progressivos, obscuros, enigmáticos e introspectivos.
Para ouvir: Roseta Stoned






Em linha continua o álbum Memorial fecha o ciclo negro da afirmação desta banda na cena do Heavy Metal e Gothic Metal, bem como, estreita a sua relação com o público português, e sob a lua tocam os Moonspell.
Para ouvir: Luna





Entre o acromático e melodias em vidro borboleta, o ouvido treme com Magenta Skycode em /////.
Para ouvir: Go Outside Again






Resplandecente, lírico e uma voz ingénua, do outro mundo ou não, Ys de Joanna Newsom.
Para ouvir:
Cosmia






Uma mescla de folk atormentado, vocalizações frágeis entre coros e ecos que assumem o protagonismo em cenários lascivos, etéreos e políticos em Failing Songs de Matt Elliott.
Para ouvir: Compassion Fatigue








Thom Yorke presenteou-nos com uma marcha eléctrica de registos musicais alquímicos em The Eraser.

Para ouvir: The Eraser










Sem apresentações e sob registos intimistas desta singer/song writer, The Greatest é um dos melhores álbuns de 2006 e da carreira de Cat Power.
Para ouvir: Lived In Bars





A lo-fi record, pressente-se que Julian Nation, oriundo de Melbourne, é o próximo génio de melodias em puro pop, de letras nostálgicas, autênticas e virtuosas em hipérboles musicais personalizadas no álbum, We Are All Writers.
Para ouvir: Halloween River Cruise








He Poos Clouds espelha a potencialidade do violinista suporte dos Arcade Fire, Owen Pallett, que na verdade, é um compositor nato que nos brinda com uma miscelânea de sons imponentes como em This Lamb Sells Condos. A ter em conta a capacidade criativa deste projecto musical, Final Fantasy.
Para ouvir: He Poos Clouds




The Radio Dept., uma comoção onírica traduzida pela repercussão reverbada e elementos lânguidos que cercam Pet Grief, o segundo álbum desta banda encantadora da cena indie sueca. Observação, um álbum a ter sempre à mão.
Para ouvir: The Worst Taste In Music (Extended)







O passado sónico desta banda mítica do rock alternativo deixa somente alguns vestígios em Rather Ripped, um álbum bastante criticado. Reflecte o amadurecimento dos Sonic Youth, e Kim Gordon apresenta-se em grande performance vocal. Destacam-se Do you believe in rapture? e The Neutral.
Para ouvir: What a Waste



Se a banda escocesa Belle and Sebastian colocam a tónica na busca pela vida, em paralelo, lançou-nos um excelente álbum que prova a busca da inconsistência sonora. Life Pursuit, um álbum registos divergentes que se estranham e entranham.
Para ouvir: Mornington Crescent

2 comentários:

Unknown disse...

Falta aqui dubstep com os kode 9 and space ape e Burial. Dois grandes trabalhos de música electrónica feitos este ano. Para 2007 aguarda-se com enorme expectativa o regresso do génio Amon Tobin.

uivomania disse...

Nevrótica... mas com algum bom gosto. ...Chego até a pensar que és uma falácia... que não és a nevrótica que parece quereres fazer passar!
...O Rodrigo Leão? Não?!