domingo, março 25, 2007

Saber Resistir

L'enlèvement d'Europe, François Boucher (1747)
Durão Barroso anda a teorizar falsas questões, sucedendo a uma renúncia à sinceridade. É evidente que nenhum louco pensa que Portugal tem um papel fundamental na solução da crise da UE. Temos de admitir, usando a razão lúcida, que Portugal, é uma forte estrutura e tem um enorme papel não de solução mas, de resistência às sucessivas crises que nos afrontam desde a terceira dinastia filipina.

Guest List Suspeita...

É compreensível a ausência do pior rabo-de-palha socialista, mesmo que ele, reúna esforços para se conservar nas graças dos “príncipes” da democracia europeia. Se o PR afirma que a reunião visa homenagear os funcionários executivos que criaram condições para uma boa adesão e o bom desempenho, por esta ordem de ideias, este ex-PR nunca soube na vida o significado literal de bom desempenho. Porém, tudo se resolve se mandarem um subsídiozinho para a sua Fundação…

Um Rosto Dentro do Coração, o Rosto da Minha Avó Rosa...

Yellow Roses, Lin Ching Peng
O que é preciso é ser-se natural e calmo
Na felicidade ou na infelicidade,
Sentir como quem olha,
Pensar como quem anda,
E quando se vai morrer, lembrar-se de que o dia morre,
E que o poente é belo e é bela a noite que fica...
Assim é e assim seja...
Fernando Pessoa (Alberto Caeiro)

sábado, março 24, 2007

Cambiar el Rumbo para Seguir Igual

A vontade inflexível do cosmos é admirável. O provérbio, a justiça tarda mas não falha, até se cumpre. Li a algures, que o nosso Nobel Saramago, está a ser um êxito na Argentina com a sua obra “As pequenas memórias” na categoria “Não Ficção”. Finalmente chegou a hora de invadir o mercado da América Latina, após tantos anos de propagações de romances de grandes generosidades literárias inspiradoras na mente de todo o português de classe média como Isabel Allende e Gabriel Garcia Marquez.

sexta-feira, março 23, 2007

Circunstâncias Demolhadas

Consta que militares britânicos foram detidos em águas iraquianas por tropas iranianas. Eu pergunto para quando a detenção de autarcas corruptos e pedófilos em águas de bacalhau?

quinta-feira, março 22, 2007

Deixem-se Ludribiar

É certo que a comunicação social se expressa com cuidado, com ponderação e de forma difícil, como também, pensa que pensa, sendo isto o reforço dos mandatários que obrigam ao saber calar. Os cães andam soltos e os inconvenientes não são cismas mas, aproveitando a boleia, se o PSD pede esclarecimentos sobre a licenciatura de Sócrates, há que averiguar com rapidez a questão dos nossos eloquentes ministros e deputados sobre as falhas graves das suas competências e, não indo mais longe, podem começar pelo próprio terminus do 1º Ciclo do Ensino Básico, é preocupante como esta gente começa a obter aprovação tão cedo!

Ostara

Paulina Stuckey Cassidy

Polyphonie Sauvage

Trinta e três etapas a percorrer, passado e presente, o porto de abrigo situa-se em Severance, original dos Dead Can Dance mas, em perfeita harmonia, pureza e devoção invocada pelos Bauhaus.

segunda-feira, março 19, 2007

In extremis?

Siamese Girls with Crown, Scooter LaForge
O balanço da bem-aventuraça do primeiro semestre do processo de Bolonha, incorpora uma multiplicidade de posições. A minha, reconhece que a sociedade moderna, a velha Europa moderna, contínua a ignorar com frequência a liberdade da vontade como proferiu Nietzche. Mas, numa era de feitos tecnológicos todas as questões passam por uma amorfia, ausência de significado, de gente bacoca que age a título do desenrasca. Todas as orientações contrárias são meras ideias desfasadas de pragmatismo e de cinismo mas, o estado de servir os interesses do polvo e a supressão artificial das verdadeiras necessidades de uma comunidade, parece ser um eterno jogo sedutor. Bolonha é o derradeiro ensaio da ornamentação do conhecimento puro e livre, carregado de interrogações, uma tour de force das oportunidades para suspender a nossa própria vontade, a apologia ao eterno estado de governado, de enganado e proceder à ordem de pensar 3 vezes como alguém dizia.

domingo, março 18, 2007

Charme

Retable de la Lune, Agnès Boulloche
A vida é um encantamento tão requintado que tudo conspira para a quebrar.
Emily Dickinson, Cartas
Dedicado à minha sis encantada e a todos aqueles que encantam.

Passagens

Noir et Blanche, Man Ray
Uns dias antes, ou uns dias depois, do meu aniversário, reduzo a minha vida interior ao mundo mental de ideias e pensamentos e, ao mesmo tempo, reduzo o mundo exterior a qualquer coisa que possa ser pesada e medida. Numa espécie de síndrome neurótica, faço o luto da morte da infância sob os desígnios de um povo pequeno. Do outro lado, existe uma magnanimidade melodramática, percepciono o conflito entre o anseio pelo crescimento, pela liberdade e a minha incapacidade, ou recusa, de pagar o preço de um sofrimento que desafia a supremacia das exigências do ego. É intraduzível a vivência divina das nossas limitações, o quão difícil é sermos só uma pessoa. Aos 20 e poucos anos de idade, quero preferir e aprender a viver em muitos níveis ao mesmo tempo, do que reduzir a experiência a convicções ingénuas ou a um cepticismo superior, aprender a viver em muitos níveis através de uma inteligência moderna e com a minha consciência de uma ordem mística ou preternatural.