sábado, dezembro 09, 2006

Não Há Nada a Fazer com Essas Bestas

E se de repente... qualquer cidadão comum agisse da mesma forma como o executivo socialista português age? Onde o uso da comunicação é um mediador linguístico para ocultar em vez de revelar, onde se recorre a medidas tapa buracos para a resolução dos problemas reais e a putrefacção do exercício de poder é uma aposta em benefícios políticos próprios. Consideraríamos essa pessoa emocionalmente imatura ou, na melhor das hipóteses, neurótica.

Na sombra do princípio que tudo neste país deve ser colocado em causa, o Portugal moderno de Esquerda e de Direita lembra-me um texto de Chuang Tzu.

“Aqueles que despendem a sua inteligência tentando tornar as coisas numa só, sem se aperceberem de que elas são realmente a mesma, podem ser apelidados de «três da manhã»? Um guardador de macacos estava um dia a dar-lhes amendoins e disse, «Três da manhã e quatro à noite». Os macacos ficaram zangados. Ele retorquiu: «Se isso é assim, haverá quatro de manhã e três à noite». Os macacos ficaram satisfeitos. Nem o nome nem a realidade mudaram, mas os macacos reagiram com alegria e cólera (de modo diferente). O guarda também deixou as coisas seguirem o seu curso.
Por conseguinte, o sábio harmoniza o certo e o errado e confia na igualização natural. A isto chama-se seguir dois cursos ao mesmo tempo.”

2 comentários:

uivomania disse...

Tás a ver?!... Tu é que passas a vida a dizer que isto e mais aquílo e não sei quê que tá mal e que só se tapa buracos e porque torna e porque deixa e porque não se liga aos problemas reais... hé pá... mas quais problemas reais pà? Então achas que os problemas que estão a ser tratados não são reais? Vê lá se a finanças não estão a recuperar impostos como há não sei quanto tempo não se fazia! ...Embucha!

Anónimo disse...

uma viagem de mil kilometros começa sempre com um simples passo, pena ke protugal ainda nem seker sabe andar...