domingo, julho 02, 2006

"Omnes Ingeniosos Melancholicos Esse"

Ode À Sombra
O teu corpo incorpóreo não se forma
De átomos, partes, nem é movimento;
Tua forma irreal não é uma forma.
A luz te gera, e o Corpo te produz
E és contrário da luz e claridade
E não tens como o corpo densidade:
É que vens d' Além-corpo e d' Além-luz.
Mistério revelado e impensável!
Nos interstícios da realidade
Que a ciência explicada não invade
És o ar em que bóia
O disperso universo (...) luminoso
Nem de partes de sombra és formada
És una e íntegra e não és alma
És exterior visivelmente nada.
Com teus lábios de (...) e mistério
Beija o meu ser que te medita, rente
A um pensamento inatingido e etéreo;
Unge-me o coração renitente
Da tua graça, e dá-me que
A luz é o Inferno esplendoroso
Que és a Forma Irreal.
Tu és a Antiga, a Essência, a Realidade.
O universo não é
A luz é só local, é sóis e estrelas
Num oceano de trevas
A cor é luz, e tudo é luz viva entre
Só tu és luz-ausente,
Só tu intersticias teu mistério
No mundo claro e aéreo.
Os corpos são de luz em sua essência
Em seu espírito de ser, real e nu,
E a luz bate num corpo e nasces tu.
Que vida é a tua? Qual a etérea ciência
Que há-de dizer à (...) compreensão
No vácuo verde e azul da claridade
O dia morre. Vai de luto no ar
Assim possa minha alma comungar
Como agora meus olhos alheados
Da sombra Eterna, Espírito e (...)
Quais ritmos de luz,
Sistemas, crenças, passam com seu fim
Além da minha consciência em mim
Minha alma os entrevê, não os detém
Com seu (...) olha do pensamento
E pensa em dor, se a realidade
Deles, e se o Mistério ali quiser!
Fernando Pessoa, 1910

Albrecht Dürer (1541), Melancholia I

7 comentários:

1/2Kg de Broa disse...

Fernando é mesmo O poeta.

Anónimo disse...

Nevrótica, é Dürer e não Durer. Sempre podias escrever Albertus Durerus, também não escreves Peçoa...

tita purificação e cunha disse...

será que ainda estou a bater asinhas? isto é um blog sério n é? neurotica aluada....clap clap clap gosto dos teus textos ass: borderlinerFOREVER hiihhihi***

Nevrótica Aluada disse...

R, se estiveres muito, muito concentrado a olhar para o ecrã consegues ver os “dois pontinhos” no u. :P

Nevrótica Aluada disse...

É um blog seríssimo… cuidado com a censura que não predomina nestas bandas!
Lu, estou a ver que o bater de asinhas leva-te a dimensões esquizofrénicas… O que se pretende é um mundo onírico, fluir pela crítica e, quiçá, mergulhar nesse teu silêncio, sua borderliner da puta da loucura! :P

Anónimo disse...

Tens razão nev. É mesmo só falta de concentração. Estou a precisar dumas férias (ou duns óculos).

Anónimo disse...

I have been looking for sites like this for a long time. Thank you! fast money emarketing millions 6-figure finances cash Adult xxx stories free 30 day lose weight Bentley convertuble Hear song commercial with acne pimple Almay moisture tint sports formula money millions 6-figure finances emarketing fast cash credit student loans willma's dress shop Home owners house insurance Maytag ringer washer chevrolet truck Loan consolidation application cheap meridia logan utah intrest only loans Colour contact lens prescription without loan payoff tree growth prediction model carpinus betulus quick cash title loans sunoco bill pay